terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reportagem



A Escola de Santa Marinha

Nesta escola, os alunos queixam-se, os funcionários queixam-se e até os professores queixam-se.
Mas por que será que estas pessoas se queixam?

 Começando pela entrada, se estiver a chover, os alunos podem abrigar-se no coberto perto da portaria, mas o coberto só cobre uma pequena parte. Até à entrada da escola, os alunos têm de correr, o que não facilita ninguém muito menos os alunos com deficiência motora.
No corredor temos dois caminhos abrigados, mas estes estão vedados aos alunos.
Em relação às casas de banho, observámos que cheiram muito mal, não contêm nem sabonete nem papel.
Subimos ao primeiro andar e vimos que os alunos têm uma sala e uma biblioteca onde podem ler livros, jogar no computador...
Assim, concluímos que a escola de Santa Marinha precisa de umas pequenas obras, mas mesmo assim, os alunos podem divertir-se e aprender.
Ana Ferreira, nº1

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A notícia

Uma noite de susto 

Tiroteio em Gaia

NA NOITE DE SEXTA-FEIRA PASSADA,EM GAIA,FOI MORTO UM JOVEM DE 26 ANOS E OUTRO DEIXADO GRAVEMENTE FERIDO.

EM GAIA , NO BAR «BARCAS», DOIS JOVENS COLABORADORES FORAM BALEADOS DEIXANDO UM SEM VIDA E OUTRO COM "SEIS PERFURAÇÕES", TENDO CASADO GRAVES HEMORRAGIAS.
UM HOMEM ENCAPUÇADO SAIU A CORRER, MAS, MAIS TARDE, FOI DETIDO PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA NUMA MEGA OPERAÇÃO DE CAÇA. OS AGENTES DA AUTORIDADE AFIRMARAM QUE O DETIDO TEM UM LONGO HISTORIAL CRIMINOSO.
Inês Santos, nº15

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A Notícia

Ataque na Síria

Na semana passada, o primeiro-ministro da Síria, Judas Muhamad, utilizou uma arma biológica na cidade de Jerusalém, que matou 17 mil pessoas.
O primeiro-ministro utilizou uma arma biológica no seu próprio povo para matar rebeldes. Este ataque vitimou 16 mil civis.
 Há três dias atrás, Judas Muhamad pediu desculpas ao seu povo e às Nações unidas, o que não o impediu de ser considerado arguido e de aguardar julgamento .

Ângelo Teixeira, nº2


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Autorretrato

Olá pessoal.
Sou a Joana . Tenho 13 anos e tenho origens Africanas, graças ao mau pai, claro ! Desde criança que, na escola, os meus amigos sempre me disseram que, de todos os meus colegas, eu era a única que podia guardar um segredo. Eu tenho muito orgulho de ser assim, pois, isso é uma das características que eu adoro em mim.
Nunca gostei muito de pessoas desonestas e mentirosas, quer dizer ninguém gosta de pessoas assim, mas não tinha nada para dizer e foi o que me veio á cabeça.
Sempre que passo por alguém que conhece a minha mãe, essa pessoa diz sempre que eu sou igualzinha a ela, mas é que já mete nervos ... Eu qualquer dia, mato essa gente toda e olhem que é á facada . Claro (estando mais calma depois de tomar um calmante ) que também herdei características do mau pai : ambos adoramos queijos e também gostamos de fazer aquelas misturas, adoramos bricolage e sempre tivemos um sonho de sermos Biólogos. Ah quase me esquecia também gostamos de moda.
Uma das questões que eu costumo fazer a mim mesma é o que os outros pensam de mim quando digo algo ou da forma como eu ajo. Muitos acham me uma chata porque quando eu digo uma coisa engraçada estou sempre a repeti la diariamente e isso acaba por irritar uma pessoa ... até a mim me chateia.
Para dizer a verdade, eu não mudaria nada em mim. Eu gosto de mim tal como sou e não importa o que os outros dizem sobre mim, porque afinal não é a opinião deles que conta, isso só serve para me sentir mal comigo mesma. Para mim, as pessoas mais importantes da vida são a minha família, obviamente, e os amigos. Faço tudo a pensar neles.
Se tivesse de dar tudo, jarras, telemóvel, computador, televisão, móveis, quadros eu daria tudo menos um objecto que eu considero muito especial : é o álbum de fotografias ! Eu acredito que nada é mais importante do que um álbum onde podemos reviver momentos felizes com a família, amigos, etc. E isso é muito especial e muito bonito. É como voltasse mos atrás no tempo e aquilo tivesse acontecido ontem. O álbum parece um objecto sem significado mas tem mais do que alguém pode imaginar e, se eu tivesse de escolher entre o álbum e um milhão de euros, eu escolhia o álbum porque o dinheiro acaba, mas as memorias ficam para sempre !  

Joana Teixeira, nº16