quinta-feira, 12 de junho de 2014

Texto de opinião

A POESIA


     Para mim, a poesia é uma maneira de expressar os meus sentimentos: os meus e os de qualquer pessoa. É uma maneira de viver, de amar, de se mostrar. Contém temas infinitos, amor, família, escola, amigos... o que quisermos.

     A poesia é uma arte, é magia, é paixão, é encanto. É o ser de alguém. Uma arte pura, como o azul do céu infinito. É algo que nos leva para um mundo cheio de tristeza, alegria, paixão, muitos sentimentos impossíveis de numerar, como as flores belas de um campo sem fim. A poesia é a túlipa, a rosa, o lírio, o jasmim, a mais bela flor do teu, do nosso... do nosso jardim.

     A poesia é amar alguém do fundo do coração e mostrá-lo perante tudo e todos. É uma batalha sem fim, uma batalha que nunca mais acaba e que nunca irá acabar.

     A poesia somos todos nós, juntos em várias estrofes, em vários versos que escorrem num riacho fresco e transparente.

     A poesia é tudo!

Joana Teixeira,  Nº 16

terça-feira, 20 de maio de 2014

Para escrever o poema

O poeta quer escrever sobre um cavalo: e o cavalo ferra o verso.

Então, o poeta alimenta o cavalo com erva
para que o verso cresça.

Mas o cavalo não come
quando se sente preso.

Então, o poeta solta o animal
para que ele fique livre.

E quando o poeta pousou a caneta,
o cavalo correu contra o vento.

O poeta voltou a pegar na caneta,
escreveu o que tinha visto,
e o poema ficou feito.


Alguns alunos do 8ºC

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Diário



3 de fevereiro de 2014

    Mais uma segunda-feira, mais um começo de semana de escola, secaaa..
Sinceramente, a minha vontade de me levantar da cama hoje, foi zero ou até quase nula ( estava tão bem ali no quentinho dos meus lençóis..).
    Mas pronto, o meu dever chama-me, tenho que ir para a escola! Levantei-me da cama lá para as 6h15, o telemóvel despertou às 6h00 em ponto, como desperta todos os dias, mas como todos os dias também, acabei por ficar mais uns 15 minutos na cama.
    Lá me levantei, e como todas as manhãs, fui logo à casa de banho, sem me olhar ao espelho, claro, porque já sabia que nã ia estar lá com muito bom aspeto. Depois de ir à casa de banho, fui comer, enchi a taça com cereais e leite e lá me sentei um pouco no sofá a comer e a ver televisão. Quando acabei, lá me fui meter na casa de banho, levei a roupa e as sapatilhas, para depois de tomar banho não ter que sair do quentinho desta divisão, para ir para outra gelada,buscar o que precisava.
    Tomei banho, lavei os dentes, limpei os ouvidos, vesti-me e, enquanto estava a esticar o cabelo, o telemóvel tocou!
   Quem terá sido a mandar a mensagem para mim àquela hora?
O suspense ficou no ar.. Peguei logo no telemóvel para ver quem era, e... quem era mesmo?
   Era ela a dizer-me que tinha adormecido na noite anterior, por isso é que tinha deixado de responder. Para variar, eu desculpei-a, porque também já me tinha acontecido o mesmo...
   Enquanto lá falávamos (conversas matinais), ela perguntou-me se eu queria estar com ela antes de ir para a escola. Para meu espanto, porque ela diz sempre que não pode, que não dá tempo e etc..
   Como é óbvio, disse que sim! Já estava cheio de saudades dela! Depois disso, comecei logo a fazer as coisas a um ritmo mais acelerado, não ia chegar a hora de ir ter com ela e eu ainda não estar pronto, "né"
   Quando chegaram as 7h30, já estava na hora de ir ter com ela, mas epaaa, estava a chover.. Das duas uma, ou saía de casa sem guarda-chuva e chegava à beira dela todo molhado, ou saía com um guarda-chuva e chegava à beira dela sequinho, mas por outro lado teria que andar o dia inteiro com um guarda-chuva atrás de mim, e como tu sabes bem, eu odeio andar com um guarda chuva atrás de mim, nheeeeee
   Mas lá saí de casa com um guarda-chuva e fui ter com ela. Foi tão xcvbnm, é que já não estava com ela há um bom tempo, epá, matei as saudades todas!
   O mau disto tudo é que só estive com ela uns 15 minutos, e por mim estava ainda mais uns 15! E eu sei que se ela pudesse, passsava comigo o dia inteiroooo!
   Depois, lá vim para a escola, e não aconteceu nada de especial, mais um dia normal, a aturar o Osvaldo e vê-la ao longe sem poder ir ter com ela.. Tirando o Rafa que estava meio doente, e no final do dia que tive de ir sozinho na camioneta.
   Depois das aulas, epá, vim para casa, e fui para o computador, mas depois às 17h lá fui ter com ela outra vez e estive com ela até às 18h, hora de ir buscar o chato do meu irmão..
   Adorei estar com ela ao fim da tarde, acredita! Já tinha imensas saudades daqueles momentos de só nós os dois.
   Depois vim para casa, e pronto... nada de mais, mesmo! Era só isso.

Diogo Santos, nº 10

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A publicidade


The apple games

OBSERVA, MASTIGA, SABOREIA E COME...

EI! TU AÍ... OUVE!

UMA PEQUENA TRINCA NA MAÇÃ, 
UM GRANDE PASSO PARA A HUMANIDADE!

Joana Teixeira, nº16 e Rafael Pinto, nº24